Este percurso é um projeto de trilho parcialmente implementado Fase I (Urbana), com cerca de 2,25km.
Estacione a sua viatura particular em um largo existente no adro da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, localizada na beira da Estrada Nacional 103, seguindo ao longo da Nacional 103, poderá inicialmente visitar a Escola Primária, uma construção inspirada na Universidade de Coimbra, construída com o suor do trabalho voluntário dos habitantes de Faiões na década de 1930, sendo considerada a mais bela escola primária de Portugal, recebeu a categoria de Imóvel de Interesse Municipal, por unanimidade, em reunião do Executivo Municipal em 20 de julho de 2023.
Seguindo ao longo da Nacional 103 irá ver as sepulturas escavadas na rocha na Capela de São Martinho. Logo de seguida, na rua de São Martinho, poderá ver uma Ara romana, e um pouco mais abaixo a Cruz do Senhor dos Aflitos. Na travessa de São Martinho verá um exemplar rústico de um relógio solar.
Uma centena de metros depois, no Largo da Ponte, observará a ponte romana?-medieval sobre a Ribeira das Avelelas. Terá sido nesta área que o povoamento de Faiões terá começado e é onde a antiga via romana XVII cruzava esta linha de água. A estrada romana ligava a atual cidade de Braga com Astorga, em Espanha. Logo ao lado temos a Fonte dos Namorados datada do século XVIII.
Seguimos então para o Bairro do Além para ver uma tradicional casa agrícola transmontana, de seu nome Casa dos Condinhos, seguindo pela Rua do Sabugueiro vamos nos deparar, numa casa em ruínas na base da parede que confronta com a rua pública, com um capitel de uma coluna romana, e um padrão que levanta pistas de se tratar de um pequeno marco miliário romano.
Embrenhados em pleno núcleo urbano descemos até à Rua do Acipreste para ver o Palmeirinho, uma fonte secular de mergulho, robusta e de águas límpidas. Continuando na senda da água, elemento essencial para a fixação da população no território de Faiões, vamos subir até ao Largo do Eiró para ver o imponente Tanque das duas bicas, com 10 metros de extensão, um exemplar único e distintivo.
Agora e seguindo pela Rua Morais Sarmento vamos até ao largo do Bárrio ver a Casa dos Morgados, habitação onde funcionou a primeira Escola de Faiões, seguindo para a Rua de Baixo encontramos a Casa solar dos Sarmentos, a habitação mais distinta de Faiões, pelo seu requinte e harmonia arquitetónica.
Por fim, seguindo pela Rua do Cruzeiro, iremos até ao Cruzeiro de Lamares, numa encruzilhada que marca o início dos campos agrícolas da vasta veiga da freguesia. Depois, e continuando pela Rua do Cruzeiro iremos até à Nacional 103 para regressarmos ao ponto inicial, o estacionamento junto da Igreja de Nossa Senhora da Conceição.
Principais pontos de interesse do Trilho do Corgo (Fase I - urbana, implementada
São 15 pontos de interesse com a seguinte sugestão para ordem de visitação:
1 - ESCOLA PRIMÁRIA DE FAIÕES - Estrada Nacional 103
2 - TÚMULOS ESCAVADOS NA ROCHA - Capela de São Martinho
3 - CAPELA DE SÃO MARTINHO - Datada do século XVIII
4 - ARA VOTATIVA ROMANA - Rua de São Martinho
5 - CRUZ DO SENHOR DOS AFLITOS - Rua de São Martinho
6 - RELÓGIO SOLAR - Travessa de São Martinho
7 - FONTE DOS NAMORADOS - Fonte datada do século XVIII
8 - PONTE ROMANA?-MEDIEVAL - Largo da Ponte
9 - CASA DOS CONDINHOS - Bairro do Além
10 - CAPITEL DE COLUNA ROMANA - Rua do Sabugueiro
11 - PALMEIRINHO - Rua do Acipreste
12 - TANQUE DAS DUAS BICAS - Largo do Eiró
13 - CASA DOS MORGADOS - Rua Morais Sarmento
14 - CASA SOLAR DOS SARMENTOS - Travessa Morais Sarmento
15 - CRUZEIRO - Cruzeiro de Lamares