O vale fluvial encaixado do Corgo é resultado da acção da ribeira das Avelelas ao longo de milhões de anos. É marcado pela densa e rica flora, com zonas húmidas, originadas pela pouca exposição solar de que a área é alvo. Ao longo do vale podemos observar pequenas charcas e reentrâncias nas rochas, fruto da erosão hídrica e que nos colocam num ambiente que nos remete para o imaginário céltico, onde fadas, druidas e duendes percorriam os vales do noroeste peninsular.
O Trilho do Corgo fica localizado na freguesia de Faiões, concelho de Chaves, e tem como eixo principal a Ribeira das Avelelas, que cruza toda a freguesia no sentido este-oeste. A principal referência e ponto de partida para o Trilho do Corgo, será junto da Ponte do Corgo, localizada na estrada Nacional 103 nas seguintes coordenadas: 41.749137, -7.417975.
O Trilho do Corgo é um percurso de pequena rota, circular.
Partida e Chegada: Ponte do Corgo, Faiões, Chaves, Portugal
Distância a Percorrer: cerca de 7000m (linear)
Duração Média: 3h
Nível de Dificuldade: Média
Desníveis: Acentuados
Tipo de Percurso: Pequena Rota
Âmbito: Promoção e Dinamização - Projetos de Âmbito Cultural e Desportivo Época aconselhada: Todo o Ano
Pontos de interesse: Vale Fluvial do Corgo; Casa da Guarda Florestal; Castro do Alto do Circo; Minas Romanas da Porqueira; Escola Primária de Faiões; Túmulos escavados na Rocha; Relógio Solar; Ponte romano-medieval.
O vale fluvial encaixado do Corgo é resultado da acção da ribeira das Avelelas ao longo de milhões de anos. É marcado pela densa e rica flora, com zonas húmidas, originadas pela pouca exposição solar de que a área é alvo.